segunda-feira, 6 de junho de 2011

A promessa dos Processadores Quânticos

Os processadores Quânticos parecem ser mesmo o futuro da computação. A arquitetura atual, que consiste em construir processadores usando transístores, fatalmente chegará ao seu limite dentro de poucos anos. Será necessária então uma arquitetura mais eficiente. Por que não substituir os transístores por átomos? Os processadores quânticos tem potencial para serem eficientes ao ponto de realizarem em poucos segundos o que os processadores atuais não poderiam nem em milhões de anos.


O problema é que todos os processadores atuais tem uma limitação em comum: são compostos por transístores. A solução para produzir chips cada vez mais rápidos tem sido diminuir cada vez mais o tamanho dos transístores que os compõe. Os primeiros transístores, que surgiram na década de 60, eram mais ou menos do tamanho da cabeça de um fósforo, enquanto os atuais medem apenas 0.18 mícron (1 mícron = 0.001 milímetro). Porém, estamos nos aproximando dos limites físicos da matéria; para continuarem avançando, será preciso abandonar o uso de transístores e partir para alguma estrutura mais eficiente. O futuro dos processadores parece depender mesmo dos processadores quânticos.

Texto do site: http://eletronicaifs.com.br/2010/11/a-promessa-dos-processadores-quanticos/

Imagem:http://grupo-omega.blogspot.com/b/post-preview?token=4bovZzABAAA.HiX3bD8gcj9fVKDI6UIJbA.m8e6AELxOGU9cRJ-VTuyHA&postId=9179916213360642861&type=POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário