terça-feira, 26 de abril de 2011

Computação Ubíqua

Computação ubíqua (em inglês: Ubiquitous Computing ou ubicomp) ou computação pervasiva é um termo usado para descrever a onipresença da informática no cotidiano das pessoas.

O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista de informática estadunidense Mark Weiser (1952 — 1999) em 1988 e publicado em 1991 no seu artigo The Computer for the 21st Century.
A idéia básica da computação ubíqua é que a computação move-se para fora das

estações de trabalho e computadores pessoais e torna-se pervasiva em nossa vida cotidiana. Marc Weiser, considerado o pai da computação ubíqua, vislumbrou há uma década atrás que, no futuro, computadores habitariam os mais triviais objetos: etiquetas de roupas, xícaras de café,interruptores de luz, canetas, etc, de forma invisível para o usuário. Este texto discute as principais questões e tecnologias envolvidas neste mundo de Weiser, em que devemos aprender a conviver com computadores, e não apenas a interagir com eles.

A computação não será invisível como se não pudesse ver, mas, sim de uma forma que as pessoas nem percebam que estão dando comandos a um computador, mas como se tivessem conversando com alguém. Além disso, os computadores teriam sistemas inteligentes que estariam conectados ou procurando conexão o tempo todo, dessa forma tornando-se onipresente.

O primeiro passo para conseguir chegar a essa interação mais fácil ou invisível, é a utilização de interfaces naturais, a forma mais primitiva que temos de interagir com algum ser humano, que é a utilização da fala, gestos, presença no ambiente ou até mesmo a movimentação dos olhos, deixando dessa forma o teclado e mouse sem nenhuma utilização.

O segundo passo seria a geração de uma computação sensível a contexto, essa tecnologia torna possível que os dispositivos possam capturar o contexto automaticamente. O contexto nesse caso é a presença de uma pessoa ao espaço ou qualquer tipo de movimento corporal, movimentação dos braços, dedos, cabeça, olhos e até movimentos faciais.

A computação ubíqua requer computadores pequenos, baratos e tecnologias de ligação com ou sem fios a computadores de maior dimensão. Por exemplo uma casa controlada por dispositivos de computação ubíqua deverá ter controle remoto da iluminação da casa, sistema de extinção de incêndios, sistemas de entretenimento integrados, sistemas para monitorizar as saúde dos ocupantes da casa, e um frezer(geladeira) que avise os ocupantes da casa dos produtos estragados ou fora da validade.

"As tecnologias mais profundas e duradouras são aquelas que não desaparecem. Elas dissipam-se nas coisas do dia a dia até tornarem-se indistinguíveis."
(Mark Weiser –1952 a 1999–)

Texto exrtraído da apostila- Computação Ubíqua: Princípios, Tecnologias e Desafios. Da Professora Regina Borges de Araujo, do Departamento de Computação – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com Adpatações.
Imagens para ilustrações retiradas da Web(Google), do filme Minority Report com Tom Cruise.

Por: Eduardo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário